Revista Eletrônica Estácio Saúde, Vol. 7, No 1 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

EDITORIAL

Dulcinéia Ghizoni Schineider

Resumo


Contribuir com o fortalecimento contínuo da ciência exige do pesquisador o compromisso ético na produção do conhecimento, desde sua concepção até a publicação.

A convergência entre ética e ciência garante que os direitos humanos sejam preservados e contribui para a construção coletiva do conhecimento com responsabilidade. A pesquisa deve ser sempre incentivada quando considera os critérios éticos e metodológicos aceitos como adequados pela comunidade científica e pela sociedade como um todo.

A Revista Eletrônica Estácio Saúde ao divulgar conhecimentos gerados a partir de evidências científicas para aplicação na prática disponibiliza ao leitor a possibilidade de materializar esse conhecimento, por meio do desenvolvimento da consciência ética e crítica e o incremento da sua prática.

Os artigos ora divulgados refletem a multidimensionalidade do conhecimento, a saber: protetor bucal em atividades esportivas para crianças e adolescentes; o envelhecimento e seu impacto nas hospitalizações; as competências para a formação da liderança em enfermagem; evidências da validade da escala problem videogame playing; políticas públicas e garantias fundamentais do estatuto do idoso; autoconceito profissional de estudantes universitários; tomada de decisões em fisioterapia: sobre o uso da eletrotermofototerapia; fatores que influenciam no cuidado seguro de enfermagem ao paciente; orientações do enfermeiro aos familiares visitantes em unidade de terapia intensiva; prevalência dos determinantes do baixo peso em lactentes com atraso motor; evolução do sistema de informação em saúde para a atenção básica; a hermenêutica como método numa pesquisa sobre erros de enfermagem na mídia e interface entre educação e promoção da saúde. 

A abordagem de temas atuais e relevantes demonstra o compromisso dos Editores da Revista Eletrônica Estácio Saúde com a finalidade a que se propõe de divulgar a produção do conhecimento de qualidade na área da saúde.

O respeito aos pressupostos éticos na comunicação é condição essencial para que um periódico científico desfrute de credibilidade, qualidade e reconhecimento entre a comunidade científica.


Texto Completo: PDF

Resultado de imagem para latindex