Revista Eletrônica Estácio Saúde, Vol. 7, No 1 (2018)

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COMPETÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DA LIDERANÇA EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Cristiano Caveião, Pâmela Alves do Nascimento, Angelita Visentin

Resumo


Objetivo: identificar os saberes das publicações sobre a formação da liderança em Enfermagem no cenário nacional e internacional nos últimos 6 anos. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, definiu-se os descritores para a pesquisa: liderança, enfermagem, competência profissional, educação em enfermagem, a busca foi realizada na Bireme. Resultados: a análise temática permitiu apreender três categorias: perfil do enfermeiro recém graduado; competências para o exercício da liderança; instrumento auxiliar na avaliação de liderança. Conclusão: é possível identificar que enfermeiros recém graduados encontram dificuldades para a liderança, pois habilidades e experiências são adquiridas durante o exercício profissional. Portando, o preparo de acadêmicos na graduação é complexo, mas possível. E em todo o processo de enfermagem é imprescindível que o profissional obtenha competências para liderar. Entretanto, o destaque dos profissionais estão àqueles especializados, proativos para enfrentar qualquer desafio.


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