Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista Rizoma: Experiências interdisciplinares em ciências humanas e sociais aplicadas?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões.

 

Diretrizes para Autores

 

 

A Revista Rizoma adota as Normas de Publicação da APA: Publication Manual of the American Psychological Association (6ª edição, 2015). Para uma orientação quanto às normas da APA 6ª Edição, consultar: http://www.conpdl.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Manual-APA_-regras-gerais-de-estilo-e-formata%C3%A7%C3%A3o-de-trabalhos-acad%C3%AAmicos.pdf.

 

A Revista Rizoma aceita as seguintes modalidades de publicações:

 

  • Relatos de pesquisa (até 25 páginas): relatos de pesquisas originais, baseadas em investigações empíricas sistemáticas e completas.
  • Estudos teóricos (até 25 páginas): artigos teóricos e de revisão crítica da literatura, que contribuam para o desenvolvimento das reflexões sobre o objeto/tema selecionado.
  • Relatos de experiência (até 20 páginas): comunicações breves de relatos de experiências acadêmicas ou profissionais, com evidências metodologicamente adequadas.
  • Resenhas (até 10 páginas): revisão crítica de obra orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais.
  • Entrevistas (até 15 páginas): entrevistas realizadas com autores e pessoas reconhecidas no campo acadêmico que contribuam para o desenvolvimento das ciências humanas e sociais.

 

Para a submissão, os autores devem enviar dois arquivos separados: 1) Um arquivo em formato PDF, em folha A4, contendo o título em português, os nomes dos/as autores/as e a filiação de cada um/a. Neste mesmo arquivo, os/as autores/as devem incluir uma declaração explicitando que o manuscrito é de autoria dos autores, que é inédito e que não submetido em nenhum outro periódico para publicação. Este rquivo deve ser enviado para o seguinte endereço eletrônico: revistarizoma.estacio@gmail.com. 2) O manuscrito propriamente dito, segundo as especificações abaixo. O arquivo contendo o manuscrito deve ser enviado pelo sistema da revista, e para isso todos/as os/as autores/as devem estar cadastrados na revista. Os/as avaliadores/as receberão apenas os manuscritos, preservando a avaliação às cegas. Em hipótese alguma os manuscritos devem ser submetidos com qualquer identificação. Caso contrário, o manuscrito será devolvido para nova submissão. 

A seguir são especificadas algumas normatizações para a submissão dos manuscritos. Caso as especificações entrem em conflito com as normatizações da APA, os autores/as devem priorizar o indicativo da Revista Rizoma.

A sequência dos elementos do manuscrito respeitará a seguinte ordem: Título em português, em inglês e em espanhol, Resumo (português, inglês e espanhol), Corpo do Texto, Referências, Anexos, Notas de Rodapé.

 

Especificações para a submissão:

A. Título: Cada um dos títulos (português, espanhol e inglês) devem ter no máximo 15 palavras.

B. Resumos: Os resumos devem ter entre 100-200 palavras (relatos de pesquisa e estudos teóricos), ou 100-150 palavras (relatos de experiência, notas técnicas, entrevistas e resenhas), formatado em parágrafo único, seguido de 3 a 5 palavras-chave. Antes do resumo em português, espanhol ou inglês coloque Resumo, Abstract e Resumen, respectivamente. O resumo em inglês e espanhol, bem como as respectivas palavras-chave, devem ser compatíveis com o texto em português. As palavras-chave devem ser preferencialmente derivadas da Terminologia em Psicologia, da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia.

C. Corpo do Texto: o desenvolvimento completo do texto, com todas as seções pertinentes ao tipo de contribuição apresentada.

D. Tabelas: Cada tabela será inserida no corpo do manuscrito, situada o mais próximo possível do trecho em que ela é referida no texto. Cada tabela é numerada sequencialmente conforme a ordem em que aparece no manuscrito, iniciando em “Tabela 1”. As regras para formatação de tabelas e para colocação de títulos e notas explicativas seguem o descrito pelas normas de publicação da APA. O espaçamento entre linhas dentro das tabelas é o mesmo do corpo do texto (espaço duplo). Nas tabelas usam-se somente linhas de grade horizontais.

E. Figuras: Incluem-se gráficos, esquemas, mapas, fotografias e outros tipos de ilustrações. A preferência é pelo uso de figuras originais, produzidas pelos próprios autores. O uso de quaisquer figuras de autoria de terceiros está condicionado à apresentação de autorização formal assinada pelos detentores dos direitos autorais. Por se tratar de publicação eletrônica, os formatos de figuras são digitais. Serão aceitas figuras nos formatos Bitmap (.bmp) e Jpeg (.jpg). Cada figura será inserida no corpo do manuscrito, situada o mais próximo possível do trecho em que ela é referida no texto. Cada figura é numerada seqüencialmente a partir de “Figura 1”. As regras para colocação dos títulos das figuras seguem o descrito pelas normas de publicação da APA. As figuras deverão ter boa qualidade de visualização, e respeitar um tamanho máximo de 600x400 pontos. Recomenda-se que cada figura não exceda o tamanho de arquivo de 512Kb. As figuras podem ser apresentadas em preto-e-branco, escala de cinza ou coloridas, respeitados os parâmetros mencionados. Para gráficos, tanto em preto-e-branco quanto escala de cinza, recomenda-se o uso de padrões de preenchimento (por exemplo: listras, pontilhado, quadriculado) para diferenciação entre as áreas, linhas, categorias ou seqüências. Esses padrões são mais distinguíveis do que escalas de cinza. A produção de gráficos coloridos deverá levar em conta a clareza de distinção de cores entre os elementos e representações de variáveis (áreas, barras ou linhas).

F. Referências: organizadas de acordo com especificações das Normas de Publicação da APA.

G. Anexos e Notas de rodapé: devem ser indicados no texto e apresentados no final do manuscrito, sendo utilizados apenas nos casos em que forem imprescindíveis.

 

Demais normatizações para a submissão dos manuscritos:

1) Os títulos do manuscrito (português, inglês e espanhol) devem estar centralizados.

2) O manuscrito deve ser submetido em folha A4, com margens de 2,5 em todos os lados (superior, inferior, direito e esquerdo)

3) O manuscrito deve estar numerado no canto inferior direito, sendo a página 1 aquela que contenha o título.

4) Espaçamento: espaço duplo ao longo de todo o manuscrito, excetuando-se os títulos e os resumos, que devem ser apresentados em espaçamento 1,5.

5) Fonte: Times New Roman, tamanho 12, ao longo de todo o texto, incluindo tabelas, notas de fim e etc.

6) Alinhamento do texto: justificado.

7) Recuo da primeira linha do parágrafo: tab = 1,25cm

8) Títulos de seção e respectivos subtítulos: todos títulos devem ser apresentados centralizados e somente a primeira letra maiúscula, em negrito. Os subtítulos devem estar alinhados à esquerda, em itálico, com a primeira letra maiúscula (exemplo: os subtítulos da seção Método: Participantes, ou Análise de dados). Caso seja necessário outras subdivisões no texto, recomendamos usar no máximo três níveis de intertítulos, utilizando números e letras.

8) Sublinhado, negrito e itálico: evite sublinhar. Use itálico para palavras ou expressões que constituam estrangeirismos, como self, locus, etc. Use negrito para palavras que deseja grifar.

9) Referências Bibliográficas: o link dos artigos que estão publicados on-line devem constar nas referências bibliográficas, segundo exemplo:

Exemplo:

Yonezawa, Fernando Hiromi. (2014). Afirmar uma Psicologia fortalecedora da vida com Nietzsche e Deleuze. Fractal: Revista de Psicologia, 26(3), 853-876. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1984-0292/980

 

 

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.