Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Estácio é um periódico semestral vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas - Diretoria Acadêmica - Vice-presidência de Ensino da Estácio e voltado a proporcionar à comunidade acadêmica dos cursos de  Relações Internacionais e Comércio Exterior da Estácio no Brasil um espaço de publicação científica. Trata-se de efetivo instrumento e laboratório de teorias, ideias inovadoras e temáticas afins aos discentes e docentes dos cursos e sua interação com a sociedade, governo e mercado de trabalho.

A linha editorial da revista contempla o vasto campo das Relações Sociais Internacionais, com ênfase nos conteúdos de Relações Internacionais e Comércio Exterior e também suas afinidades com o campo jurídico. Entendemos que o ensino, em todos os seus níveis, deve caminhar e contribuir com a pesquisa científica e devolver resultados à sociedade em projetos de extensão de efetivo interesse social no Brasil e no exterior. A revista tem interesse em receber submissões de trabalhos que envolvam temas, inéditos ou não, de todo o campo das Relações Sociais Internacionais, Comércio Exterior e temas afins, como Direito, Antropologia, Sociologia, Ciência Política, História e Filosofia, na modalidade artigo científico, ensaios, resenhas, traduções e outros, desde que devidamente especificados em edital.

Assim, o periódico se apresenta como um espaço de construção permanente de trabalhos acadêmicos desenvolvidos nos cursos de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Estácio, com especial ênfase em trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos de um modo geral e resultados de boas práticas acadêmicas com ideias e perspectivas inovadoras para a comunidade acadêmica e mercado de trabalho de nossos egressos em todos os níveis de ensino. 

A revista tem interesse em receber submissões de trabalhos que envolvam temas, inéditos ou não, de todo o campo das Relações Sociais Internacionais, Comércio Exterior e temas afins, como Direito, Antropologia, Sociologia, Ciência Política, História e Filosofia, na modalidade artigo científico, ensaios, resenhas, traduções e outros, desde que devidamente especificados em edital.

Para além de suportar publicações científicas, o periódico visa funcionar como uma grande incubadora inicial de boas práticas ligadas às relações internacionais de natureza pública e privada, com ênfase na efetividade e naturalização dos Direitos Humanos no campo do mercado de trabalho correspondente no campo internacional, com vistas à proporcionar iniciativas inéditas e fomentar pesquisa e extensão no Brasil e no exterior.

O público-alvo é composto pela comunidade acadêmica das Ciências Jurídicas e Sociais, profissionais em aperfeiçoamento no mercado de trabalho e órgãos da Administração Pública, instituições e organismos internacionais, incluindo trainees e estudantes de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu em instituições de ensino nacionais e internacionais.

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares
 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.