Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 12, No 29 (2015)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Letramento multissemiótico de jovens e adultos por meio da criação de infográficos utilizando o Prezi

Valeria Machado da Costa, Liliana Maria Passerino, Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Resumo


Nas últimas décadas, com a digitalização da informação e a profusão de ferramentas de autoria amigáveis, a comunicação vem tornando-se cada vez mais multimodal, isto é, cada vez mais os textos produzidos utilizam diferentes linguagens, ou modos. A escola, como principal agência de letramento dos alunos, precisa ampliar as práticas e eventos de letramento, de modo a contemplar outros modos para além do texto escrito. Neste sentido, este artigo apresenta uma pesquisa feita junto a alunas jovens e adultas do Programa Mulheres Mil cujo objetivo era promover seu letramento multissemiótico por meio de uma atividade do tipo writing-to-learn usando o Prezi para a criação de infográficos. Na análise dos dados foi aplicado o teste estatístico t de Student, que mostrou que a diferença na autoavaliação das alunas, realizada antes e depois do curso, era estatisticamente significativa, o que comprova que a ação contribuiu para o letramento multissemiótico dos sujeitos da pesquisa.

Texto Completo: Texto Completo