Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista Revista Educação e Cultura Contemporânea?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões.

 

Diretrizes para Autores

(Válidas para submissões a partir de 01 de julho de 2019)

A Revista Educação e Cultura Contemporânea não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para publicação em livros ou em outros periódicos, no país ou no exterior. Os textos podem ser apresentados em português, espanhol, inglês ou francês.

São aceitas submissões de até quatro autores. No entanto, as traduções e entrevistas devem ser submetidas com até dois autores, considerando a natureza destes trabalhos. Posteriormente, nos artigos aprovados para publicação, serão adicionados, conforme indicado no template, a filiação institucional, o e-mail e o ORCID dos autores.


NORMAS GERAIS PARA O TEXTO:

Clique aqui para baixar o template.

:: Formatação
Os originais devem ser apresentados no template disponibilizado pela revista e gravados em MSWord para Windows (Word 7.0 ou superior), extensão .rtf, .doc ou .docx, não podendo ultrapassar 2MB. As imagens, figuras e tabelas devem ser incluídas no arquivo. Quando necessário, a revista solicitará que sejam envidas em separado. A normalização da revista segue padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT o que torna necessário aos textos respeitá-las integralmente nas citações, identificações de autores, obras e referências. Para submissões estrangeiras, serão aceitas as diretrizes da American Psychological Association (APA) – solicita-se que os autores façam os ajustes necessários a partir do template produzido de acordo com a ABNT. A Comissão Editorial se reserva o direito de arquivar as submissões que não seguirem as normas gerais para publicação.

:: Tamanho
A extensão máxima do material enviado será a seguinte: artigos e entrevistas, no mínimo 15 (quinze) páginas e no máximo 20 (vinte) páginas; resenhas, no máximo 5 (cinco) páginas, considerando-se a formatação indicada pela Revista Educação e Cultura Contemporânea em seu template.

:: Resumo e palavras-chave
O resumo deve conter o objetivo, o referencial teórico, o método e as conclusões do trabalho, não ultrapassando 150 palavras. Imediatamente a seguir, na linha posterior, devem ser apresentadas as palavras-chave, no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco). Devem ser redigidas de modo que facilitem a recuperação do texto a partir dos indexadores. O resumo deverá ser apresentado em português e inglês (obrigatoriamente), além de francês ou espanhol (ou seja, em três línguas).

:: Agradecimentos
Caso o trabalho receba ou tenha recebido apoio financeiro de alguma instituição, o registro deverá ser incluído ao final do artigo.

:: Notas
As notas explicativas, apresentadas como notas de rodapé ao longo do texto, deverão ser utilizadas apenas quando estritamente necessárias.

:: Figuras, imagens e tabelas
As ilustrações (gravuras, gráficos e desenhos), bem como as tabelas, deverão ser inseridas no corpo do texto, juntamente como suas respectivas legendas textuais. Todas deverão ser numeradas, considerando-se suas respectivas categorias. Após cada uma delas é indispensável o registro exato da fonte. No caso de material proveniente da pesquisa, deve-se incluir “Fonte: dados da pesquisa.” ou “Fonte: elaboração própria.” As imagens devem ser incluídas no arquivo. Quando necessário, a revista solicitará que sejam enviadas em separado.


QUESTÕES ÉTICAS:

:: Autoria
Autor é todo aquele que participou efetivamente da concepção, do desenvolvimento e da redação final do trabalho submetido. Após a submissão, não será permitida inclusão ou exclusão de coautor(es). A identificação do(s) autor(es) deve ser incluída apenas nos metadados. O texto não deve apresentar quaisquer indicações que permitam ao avaliador reconhecer, direta ou indiretamente, a autoria do trabalho.

:: Ineditismo
A REEDUC condena o plágio em suas formas variadas de apresentação e, neste sentido, solicita que os autores garantam a originalidade do trabalho, façam o uso devido das citações e evitem excesso de autocitação. A Revista reserva-se ao direito de recursar trabalhos nos quais forem identificados plágio ou alto nível de autoplágio.
A Revista considera como “inédita” a submissão que não tenha sido publicada em Anais e/ou páginas de eventos em língua portuguesa disponíveis na Web (congressos, seminários, encontros etc.), assim como em periódicos publicados em língua portuguesa. Em sendo inédito, o trabalho só estaria disponível na Web após a publicação na REEDUC.

:: Conflito de interesses
Em seus trabalhos, os autores devem ser responsáveis por revelar eventuais conflitos de interesse de natureza pessoal, política, acadêmica, comercial, financeira ou outras. Assim, além da REEDUC não se responsabilizar pelas ideias constantes nos textos publicados, reserva-se o direito de recusar submissões que possam provocar danos à sua imagem ou a outrem.

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos;
  2. O autor confirma que o(s) coautor(es) está(ão) ciente(s) e notificado(s) sobre a submissão do artigo e que após a submissão não é permitida inclusão ou exclusão de coautor(es);
  3. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso em que contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor";
  4. Os autores garantem que todas as fontes e referências usadas constam do trabalho submetido;
  5. O trabalho atende aos princípios de ética necessários para pesquisas e publicações;
  6. Os arquivos para submissão estão em formato MSWord para Windows (Word 7.0 ou superior), extensão. rtf, .doc ou .docx e não ultrapassam 2MB;
  7. As URL para as referências foram informadas sempre que necessário;
  8. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos, de acordo com as sinalizações do template disponibilizado pela revista, estando todas as figuras e tabelas inseridas no texto;
  9. Não existem identificações da autoria, ou da(s) instituição(ões) a que pertence(m) o(s) autor(es), no texto que será enviado para as avaliações cegas de pareceristas externos (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelos editores);
  10. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no editor de textos, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, podendo ser encaminhado diretamente aos pareceristas, para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares;
  11. Os autores zelaram pelas revisões ortográfica/gramatical e normalização do trabalho submetido, bem como por todas as questões éticas envolvidas na sua realização.
 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:

1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;

2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico;

3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá;

4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 



Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre