Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia, Vol. 3, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A ARTE DA PUBLICIDADE: O cartaz do Círio de 2014 como elemento artístico sob um olhar semiótico

Guilherme Lamoglia Cabral de Vasconcellos, Ana Paula Vilhena

Resumo


Este estudo objetiva demonstrar, dentro de um contexto cultural e mercadológico regional, o valor artístico da propaganda, utilizando como objeto de estudo o cartaz do Círio de 2014. Para que seja viável realizar a proposta deste artigo, foi necessário: estudar os movimentos artísticos referenciados no objeto de estudo; explorar o histórico do cartaz, tanto como mídia como objeto artístico; compreender a relação triádica do signo proposta por Peirce; conhecer a biografia básica de Maria Alice Penna, criadora do cartaz estudado, através de entrevistas com amigos e colegas de trabalho; e por fim analisar sob um olhar semiótico, utilizando o método proposto por Peirce, o Cartaz do Círio de 2014, cuja temática é “ensina teu povo a rezar”.

Palavras-chave: Arte. Publicidade. Semiótica. Círio. 


Texto Completo: TEXTO COMPLETO

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia.

ISSN 2526-4729

Faculdade Estácio do Pará (Estácio FAP)

Rua Municipalidade, 839 - Umarizal Belém – PA CEP: 66050-350

Tel: (91) 3198-1300

E-mail: revistapuca@gmail.com