Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico, Vol. 4, No 1 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A germinação do feijão

Pedro Raimundo Mathias de Miranda, Wender Antonio da Silva, Tavifa Smoli Araripe, Ierece dos Santos Barbosa

Resumo


Neste relato de experiência apresentamos um estudo exploratório sobre as concepções de uma turma de alunos do quarto ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Rio Branco – Acre, sobre a influência dos fatores ambientais - temperatura, umidade e luz na germinação de sementes de feijão por meio de atividades experimentais de investigação e de demonstração. A produção dos dados ocorreu durante intervenções nas aulas de Ciências, onde foram discutidos sobre a estrutura da semente do feijão, os fatores ambientais necessários à germinação e realizado o acompanhamento dos experimentos, em diferentes condições, para verificação da influência dos fatores umidade, luz e temperatura na germinação do feijão. Os resultados demonstram que a atividade favoreceu a curiosidade, a iniciativa pessoal, a capacidade de observação, registro de informações e conclusões por parte dos alunos e alunas, contribuindo para o alcance de objetivos do ensino de Ciências, por meio do desenvolvimento de habilidades que integram os conteúdos procedimentais como a busca, a análise, a interpretação e a comunicação de informação e que estes não podem estar desassociados dos conteúdos conceituais no processo de ensino e aprendizagem.


Texto Completo: PDF