Juris Poiesis, Vol. 22, No 28 (2019)

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A realidade educacional das unidades prisionais da região Missões e noroeste do estado do Rio Grande do Sul: um estudo sobre a existência e a quantidade de pessoas em atividades educacionais e sobre as modalidades de ensino cursadas

Serli Genz Bölter, Marizete Burin

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo analisar a realidade educacional das unidades prisionais da região Missões e Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, buscando averiguar a existência de pessoas privadas de liberdade em atividades educacionais, a quantidade de pessoas privadas de liberdade em atividades educacionais, e as modalidades de ensino cursadas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de uma amostragem não-probabilística, com escopo exploratório e descritivo, e com análise de material bibliográfico e documental, especialmente com dados oriundos do Departamento Penitenciário Nacional. Com a presente pesquisa identificou-se que existem pessoas privadas de liberdade em atividades educacionais na região Missões e Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, constatou-se a existência de 360 pessoas em atividades educacionais (de um total de 2.341 pessoas privadas de liberdade), e verificou-se que essas pessoas cursam modalidades de ensino de instrução escolar (alfabetização, ensino fundamental e ensino médio).


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