e-Revista Facitec, Vol. 10, No 1 (2019)

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Riscos psicossociais na atividade docente: o caso de duas instituições de ensino superior em Ribeirão Preto – SP

Analu Egydio dos Santos, Carolina Queiroz Silva, Lucila Costa Zini Angelotti

Resumo


Docentes estão frequentemente expostos a estressores ocupacionais, refletindo na sua vida pessoal e naqualidade de ensino, devido à intensificação das atividades, jornadas duplas e exigência de diversas habilidadessociais. O objetivo deste estudo foi identificar o perfil dos riscos psicossociais nos docentes de duas instituiçõesde ensino superior no município de Ribeirão Preto, SP. Foi aplicado um questionário quantitativo da HealthSafety Executive – Indicator Tool (HSE-IT) aos docentes e identificação do perfil biossocial. As instituiçõesobtiveram maiores indicativos de estresse nas dimensões de demanda e controle, as quais incluem aspectoscomo carga e condições de trabalho e a maneira pessoal de fazer seu trabalho, respectivamente. Concluiu-se, apartir da avaliação da percepção do docente sobre as atividades que lhe interessam, a oportunidade de elaborarum plano de ação de acordo com a demanda de cada universidade a fim de diminuir o estresse laboral econsequente melhoria da saúde individual.

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