e-Revista Facitec, Vol. 9, No 2 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Relações étnico - raciais na educação infantil

Marcelo Fabiano Rodrigues

Resumo


O estudo buscou analisar como professores da educação infantil trabalham, os conteúdos referentes as questõesétnicos raciais na educação infantil, em uma escola particular do Distrito Federal. O ponto de partida esta emverificar como as professoras de educação infantil abordam as relações étnicas na educação básica. Nesse sentido,traçamos o seguinte objetivo: Investigar como a professora trabalha os conteúdos referentes as questões étnicosraciais em uma classe de educação infantil de uma escola privada de Brasília, com vistas à formação de alunoscríticos e reflexivos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Osinstrumentos utilizados na pesquisa foram observação e entrevista, a interpretação e análise foi elaborado por meioda técnica de analise de conteúdo. A conclusão nos permitiu dizer que o docente deve ter consciência das relaçõesétnico-raciais como parte do processo de ensino e aprendizagem, e deve buscar constante formação para o trabalhocom as diversidades étnicas, a fim de contribuir

Texto Completo: PDF