e-Revista Facitec, Vol. 9, No 2 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Análise da tomada de decisão e do conhecimento tático declarativo de atletas escolares masculinos de voleibol: comparação entre situações de ataque.

Rivanildo Constantino dos Santos, Richard Xavier da Fonseca, Gustavo De Conti Teixeira Costa, Samuel da Silva Aguiar, Lucas Samuel Tessutti, Marcus Tulius de Paula Senna, Henrique de Oliveira Castro

Resumo


Os jogos esportivos coletivos (JEC), caracterizam-se por mudanças frequentes que exigem que os praticantestomem decisões táticas. O conhecimento tático declarativo (CTD) define-se como a verbalização de situaçõestáticas do jogo, e a tomada de decisão (TD) é a capacidade em escolher uma entre diferentes opções em umdeterminado tempo/momento. Objetiva-se analisar o CTD e a qualidade da TD de atletas de voleibolescolares masculinos, comparando-se duas situações de ataque: ataque de extremidade (AE) e ataque decentral (AC). Participaram 20 atletas escolares masculinos de voleibol (idade média de 16,6±1,1 anos; tempode treino de 2,8+1,6 anos), que analisaram 12 situações de ataque (seis de AE e seis de AC) do Teste deConhecimento Tático Declarativo do Voleibol (TCTD:VB), verbalizando a decisão (TD) e a justificativa dassuas respostas (CTD). Observa-se que houve diferença significativa na quantidade de respostas corretas (TD)[t(30,707)=2,082; p=0,046], sendo maior para as situações de AE quando comparadas às

Texto Completo: PDF