e-Revista Facitec, Vol. 9, No 1 (2018)

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Obras literárias infantis no trabalho com crianças disléxicas

Marcelo Fabiano Rodrigues, Rosalina Rodrigues de Oliveira, Jéssica Meire de Almeida Gomes

Resumo


Essa pesquisa teve como objetivo identificar se as obras literárias infantis podem ser um recurso pedagógico facilitador do trabalho com crianças com dislexia do Ensino Fundamental I de uma escola pública do DF. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em uma escola pública do Distrito Federal, com duas professoras. Utilizamos a observação e a entrevista como instrumentos de coleta de dados. Constatamos que, apesar das professoras reconhecerem os benefícios da literatura infantil como recurso pedagógico, as mesmas costumam não utilizar tal recurso com o aluno disléxico. Podemos afirmar que o aluno disléxico necessita de uma mediação diferenciada como qualquer outro aluno que apresenta uma dificuldade de aprendizagem, porém, isso não significa que esse trabalho precise ser feito com atividades que excluam a leitura de obras literárias.

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