Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Expressão da Estácio – REDE é uma publicação que visa a disseminação da informação científica, vinculada ao Centro Universitário Estácio de São Paulo. Por ser um periódico de escopo multidisciplinar, os trabalhos aqui publicados incluirão temas relativos a diferentes áreas, agrupados de modo similar ao apresentado na árvore de conhecimentos do CNPq (maiores informações em http://lattes.cnpq.br/web/dgp/arvore-do-conhecimento).

As submissões são aceitas em regime contínuo, incluindo diferentes formatos, especificamente: (1) Artigos de pesquisa, (2) Artigos de revisão, (3) Notas (comunicações curtas) e resenhas. Independente do tipo de contribuição, a submissão de um trabalho para a REDE implica que:

1 - Este não foi publicado anteriormente (exceto no formato de resumo, palestra, monografia/trabalho de conclusão de curso/dissertação/tese);

2 - Todos os autores concordam com a sua submissão e estão de acordo com as condições estabelecidas pela revista REDE;

3 - O estudo está de acordo com a legislação e designações das autoridades competentes;

4 - O estudo não caracteriza plágio;

5 - Este não está sendo considerado para publicação por outro periódico e,

6 - Futuramente não será publicado em outra revista científica sem a autorização escrita da revista REDE.

Trabalhos de graduandos e pós-graduandos somente serão aceitos se acompanhados de seu orientador como coautor, e é fortemente recomendado que tanto os autores, como a ordem na qual são inseridos, seja cuidadosamente considerada previamente à submissão. 

 

Políticas de Seção

Editorial

Não Selecionado Submissões Abertas Não Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Artigos

Trabalhos científicas para os quais, após a Introdução, devem ser também incluídos os Objetivos, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências, com a numeração progressiva obedecendo a norma ABNT NBR 6024.

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Notas e Resenhas

As Notas ou Resenhas devem ser formadas por um corpo de texto único sem seções, excetuando as Referências, apesar de apresentar seu conteúdo, mesmo que de modo abreviado.  Este formato não deve conter mais do que seis tabelas e figuras, combinadas.

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Revisão

Nos Artigos de Revisão deve ser incluída após a Introdução (ao final da qual devem ser incluídos os objetivos) os itens relacionados ao desenvolvimento do trabalho, seguidos pelas Conclusões e Referências.

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares
 

Processo de Avaliação por Pares

A avaliação dos trabalhos submetidos seguirá o padrão duplo-cego por pares ou double-blind review. Nesta modalidade, tanto revisores como autores são mantidos anônimos durante o processo de avaliação, sendo este anonimato mantido no caso dos revisores mesmo após a publicação dos trabalhos aceitos.

Para isso é solicitado aos autores alguns cuidados. Primeiramente, os autores devem excluir do texto possíveis menções a nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé. Também, em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

 

Periodicidade

A Revista Expressão da Estácio, inicialmente publicada somente em versão impressa, passa em 2019 ao formato digital. Os trabalhos aprovados serão incluídos em volumes que serão disponibilizados semestralmente.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Contato

Endereço postal

expressao@estacio.br

 

Contato Principal

Alessandra P. Majer

Doutora

Centro Universitário Estácio de São Paulo

E-mail: alessandra.majer@estacio.br; alessandra.majer@gmail.com

 

Contato de Suporte

REDE - Revista Expressão da Estácio

E-mail: expressao@estacio.br